Crise fortalece DEM

Foto: Divulgação/DEM.org.br

Em 1999, 105 deputados federais do então PFL (hoje DEM) tomaram posse na Câmara dos Deputados. Até 2015, esse número caiu e atingiu seu menor patamar: 21. Em 2019, 29 deputados da legenda assumiram uma cadeira na Câmara. A bancada hoje tem 27 membros.

Desde a primeira eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, em julho de 2016, o partido vem assumindo o protagonismo na aprovação de matérias estruturais para o país. Foi assim com o Teto de Gastos (2016), da Reforma Trabalhista (2017) e da Reforma da Previdência (2019), para citar as três mais importantes.

Maia é percebido pelo mercado como um ator fundamental para a continuidade da agenda de reformas sob análise no Parlamento, entre as quais a Reforma Tributária, a PEC Emergencial e o Plano Mansueto.

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, e ACM Neto, prefeito de Salvador, ambos do DEM, são gestores bem avaliados em seus respectivos redutos eleitorais. Caiado, que havia se aproximado de Jair Bolsonaro, rompeu com ele depois que o presidente defendeu na TV o fim do isolamento social por conta da pandemia de coronavírus.

À frente do Ministério da Saúde, Luiz Henrique Mandetta é outro do DEM que tem se destacado na coordenação de ações para controlar a propagação do vírus no país.

Cria-se, assim, um ambiente favorável a que o partido continue em posição estratégica relevante. A reeleição de Rodrigo Maia para mais um mandato como presidente da Câmara não é descartada. Embora haja muitos postulantes ao cargo, líderes da Câmara admitem que Maia tem chance de ocupar o cargo mais uma vez, dependendo da aprovação pela Casa de algumas matérias relevantes, como a Reforma Tributária.

Caiado e ACM Neto passaram a ser vistos como alternativas para o Palácio do Planalto nas eleições de 2022. Ou, pelo menos, como líderes na articulação de uma candidatura de centro para concorrer com Jair Bolsonaro e com a esquerda.

Postagens relacionadas

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais