Crise cria ambiente a favor das Reformas

A deterioração do cenário econômico internacional, consequência do impacto negativo do coronavírus e da guerra de preços do petróleo iniciada pela Arábia Saudita, gerando uma queda de preço de cerca de 30% nos mercados futuros asiáticos – a maior baixa em um dia desde a Guerra do Golfo de 1991 – fortalece ainda mais a necessidade do avanço da agenda reformista.

Nesta segunda-feira (9), o Brasil foi fortemente afetado pelo cenário externo. O Ibovespa caiu mais de 10%, o que levou a interrupção temporária dos negócios na bolsa (circuit breaker). O dólar disparou e chegou próximo aos R$ 4,80.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na noite de ontem (8), por meio do Twitter, afirmou que “o cenário internacional exige seriedade e diálogo das lideranças do país”.

Também disse que “o Congresso está pronto para avançar com as reformas necessárias para restabelecer a confiança”. E avaliou que “se agora os poderes da República agirem em harmonia e com espírito democrático, esta crise pode virar uma oportunidade de se somar forças em busca das soluções necessárias e urgentes”.

O presidente Jair Bolsonaro disse, na manhã de hoje (09/03), que combinou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a tramitação das reformas administrativa e tributária. De acordo com o presidente, apesar dos atritos, a Câmara se comprometeu a “fazer a sua parte” na evolução das reformas.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou (9) que a reforma administrativa será enviada ao Congresso nesta semana “ou assim que o presidente” Jair Bolsonaro chegar ao Brasil. Disse ainda que o Brasil precisa aprofundas as reformas para reduzir as incertezas.

Na quarta-feira, Paulo Guedes participa de audiência pública na Comissão Mista do Congresso sobre Reforma Tributária.

Postagens relacionadas

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Agentes da Abin protestam contra o atual diretor-geral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais