Início » Congresso pode votar LDO e evitar shutdown em 2021

Congresso pode votar LDO e evitar shutdown em 2021

A+A-
Reset

A votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pode ocorrer entre os dias 14 e 18. Tal previsão foi acertada nesta terça-feira (01) entre os líderes do Senado. O relator da proposta será o senador Irajá Abreu (PSD-TO).

Como persiste a disputa pelo comando da Comissão de Orçamento entre grupos políticos da Câmara que tem impedido a instalação do colegiado, a matéria será votada diretamente no Plenário em sessão conjunta.

A votação da LDO é fundamental para impedir que haja paralisia da máquina pública. Sem a aprovação da LDO, o governo não pode executar mensalmente 1/12 do Orçamento do próximo ano, mesmo sem a aprovação da Lei Orçamentária Anual.

Entretanto, regimentalmente, antes será preciso votar os 22 vetos presidenciais que trancam a pauta. Entre eles, constam itens polêmicos sobre o pacote anticrime e do marco legal do saneamento básico. Além disso, é preciso do aval dos líderes da Câmara, visto que a deliberação da proposta se inicia entre os deputados.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais