Como será a próxima semana

O Senado discute o adiamento das eleições municipais na segunda e pode votar PEC na terça. O tema não tem consenso e parte do centrão quer o adiamento para 2022. Outro item importante da pauta é a lei do saneamento. Entre as MPs que serão analisadas pela Câmara está a que trata do setor de aviação. O TSE julga nova ação contra a chapa Bolsonaro-Mourão. A chance de prosperar, no entanto, é pequena. Bolsonaro pode anunciar o novo ministro da Educação. Veja a seguir os principais eventos da agenda.

Próxima semana

✓ O presidente Jair Bolsonaro pode anunciar o nome do novo ministro da Educação em substituição a Abraham Weintraub.

Segunda, 22/06

A Arko Advice promove live com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da Reforma Tributária, às 11h.

✓ O Senado promove discussão sobre o adiamento das eleições com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Roberto Barroso, e médicos infectologistas.

✓ A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga Sondagem Indústria da Construção.

Terça, 23/06

✓ A Câmara pode votar as seguintes medidas provisórias: 925/2020, sobre emergenciais para a aviação civil brasileira em razão da pandemia da covid-19; 930/2020, sobre tributação de investimentos de sociedade controlada domiciliada no exterior e proteção legal aos integrantes do Banco Central; e 931/2020, que autoriza que sociedades anônimas, sociedades limitadas e sociedades cooperativas realizem as respectivas assembleias no prazo de sete meses, contado do término do exercício social.

✓ O Senado pode votar proposta de emenda à Constituição que adia as eleições municipais.

✓ Os parlamentares da comissão mista que acompanha as ações econômicas de combate à pandemia de coronavírus ouvem, às 10h, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

✓ O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga ação que pede a cassação da chapa eleita em 2018 para a Presidência da República, formada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) por colocação de outdoors com padrões e mensagens semelhantes, em favor da campanha de Jair Bolsonaro, em pelo menos 33 municípios, distribuídos em 13 estados.

✓ O Banco Central divulga a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária.

✓ A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisa ajuda emergencial às distribuidoras de energia (de acordo com o Ministério de Mias e Energia, o impacto estimado da crise sobre as distribuidoras é de R$ 6,34 bilhões desde 18 de março, sendo R$ 3,27 bilhões decorrentes do aumento da inadimplência).

Quarta, 24/06

A Arko Advice promove live com o Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, às 16h.

✓ O Senado deve votar o novo marco regulatório do saneamento.

✓ O Senado também pode votar projeto (PL 2.630/20) que visa a combater a disseminação de notícias falsas.

✓ O Supremo Tribunal Federal pode julgar ação Direta de Inconstitucionalidade, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que trata da possibilidade de os estados em crise reduzirem salários e a carga horária de funcionários públicos, quando os gastos com as folhas de pagamentos superarem o limite máximo estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

✓ O STF também pode julgar a constitucionalidade de itens da Reforma da Previdência implementada pela Emenda Constitucional n. 41/2003, que introduziu a contribuição previdenciária de inativos e pensionistas.

✓ A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga Índice de Confiança do Empresário Industrial – Relatórios Setoriais.

Quinta, 25/06

✓ O presidente Jair Bolsonaro faz live por meio de suas mídias sociais para fazer balanço da semana.

✓ Reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

✓ O Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação do 2º trimestre, às 8h. O diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk, apresentará o documento em sessão virtual, às 11h. Na sequência, o presidente Roberto Campos Neto concederá entrevista coletiva.

✓ O IBGE divulga o IPCA-15 de junho.

Postagens relacionadas

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais