Início » Comissão da Câmara debate PL sobre concessões de distribuição de energia que divide governo

Comissão da Câmara debate PL sobre concessões de distribuição de energia que divide governo

Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para tratar de projeto sobre renovação de contratos de concessão para distribuidoras de energia

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Na próxima terça-feira (16), a Comissão de Minas e Energia da Câmara realiza audiência pública para tratar do projeto de lei que vincula a renovação das concessões de distribuição de energia à autorização do Congresso (PL 4831/23).

Montagem de linhão de transmissão de energia elétrica. Macapá (AP) 13.09.2012 - Distribuidoras

Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Apesar do governo ter a prorrogativa de tratar o assunto por decreto e medidas infralegais, há divergência sobre o tema.  O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), defende que a sua pasta seja a responsável por determinar os critérios para a renovação dos contratos por meio de decreto. O MME publicou nos últimos meses medidas provisórias e portarias para reduzir a tarifa de energia elétrica.

Em janeiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o Executivo a dar sequência aos processos de renovação. Há 20 contratos de concessão de distribuição de energia elétrica com vencimento entre 2025 e 2031.

Por outro lado, o pedido de urgência aprovado para a matéria contou com a colaboração do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). O ministro é crítico à distribuidora local na Bahia, cujo contrato vence em 2026 e, por isso, defende uma nova licitação. Além disso, o autor do projeto, deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA), é um aliado do ministro no seu estado.

PLs sobre concessão para distribuição de energia

Além desse projeto, a audiência pública discute outros três projetos que dispõem sobre: indicadores e metas para a prestação dos serviços (PL 444/24); participação dos estados nos contratos de concessão (PL 445/24); e transparência de informações relacionadas às concessionárias de serviço público de distribuição de energia (PL 446/2024).

Alexandre SilveiraCâmara dos DeputadosComissão de Minas e Energiaconcessãoenergia elétricaRui Costa

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais