Início » Câmara aprova criação da bancada negra

Câmara aprova criação da bancada negra

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução (PRC) 116/23, que cria a bancada negra na Casa. A proposta vai à promulgação.

A matéria é de autoria dos deputados Talíria Petrone (Psol-RJ) e Damião Feliciano (União-PB). Primeiramente, a principal mudança da proposta é a possibilidade da bancada participar da reunião de líderes da Câmara com o presidente. É o momento em que os representantes de cada bancada discutem e deliberam a respeito das pautas e ordem do dia do plenário da Casa.

Assim, a bancada também terá direito a usar a palavra, por cinco minutos semanalmente, durante o período destinado às Comunicações de Liderança, para expressar a posição dos seus integrantes.

Representatividade

Brito afirmou que a Câmara possui 31 parlamentares que, pelo critério racial, se declaram pretos e pretas, e 91 deputados e deputadas que se identificam com a cor parda.

“Portanto, a bancada negra, que ora se propõe criar, corresponde a aproximadamente 24% dos 513 parlamentares desta Casa, revelando-se incontroversa a legitimidade de sua criação”, afirmou.

Leia mais! Brasil envia 1,5 tonelada de alimentos à população de Gaza

O relator destacou que a medida não representa nenhum custo adicional para a Câmara. “Não há criação de cargos, não há criação de salas, não há criação de nenhuma assessoria”, afirmou Brito.

A nova bancada é uma consequência da Emenda Constitucional 111, que adotou novas regras para incentivar a eleição de mulheres e negros para a Câmara. De acordo com a emenda, os votos dados a mulheres e pessoas negras contarão em dobro para a distribuição de recursos do Fundo Eleitoral entre os partidos políticos até as eleições de 2030.

Com informações da Agência Câmara.

Câmara dos DeputadosPlenário

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais