Início » Brasil apresenta preocupação com lei antidesmatamento da União Europeia 

Brasil apresenta preocupação com lei antidesmatamento da União Europeia 

A+A-
Reset
Política

Durante a 106ª reunião do Comitê de Agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC), nessa quinta-feira (28), o Brasil apresentou a carta conjunta, assinada por 17 países em desenvolvimento, que demonstra preocupação com a vigoração da “lei antidesmatamento” da União Europeia. 

Na ocasião, o Brasil copatrocinou declaração do Grupo de Cairns (coalizão de 19 países interessados na liberalização do comércio agrícola global) sobre sustentabilidade na agricultura. Ele expressa a preocupação desses países com as medidas comerciais de cunho ambiental adotadas unilateralmente por alguns membros da OMC. 

Lei antidesmatamento

Foto: Freepik

O posicionamento conjunto do Grupo de Cairns reúne países desenvolvidos e em desenvolvimento. Ainda, confere importante reforço à demanda por respeito às regras multilaterais de comércio.

Nos últimos três anos, o Brasil tem apresentado diversos questionamentos à União Europeia, no âmbito do Comitê de Agricultura. Essas críticas se estende à adequação às normativas da OMC medidas consolidadas na “lei antidesmatamento”. 

Leia mais! Desemprego cai e fecha trimestre em 7,8%, segundo IBGE

O exercício de revisão dos compromissos dos países no Comitê, que não se confunde com o sistema de solução de controvérsias da OMC, constitui oportunidade para diálogo político e técnico sobre as políticas agrícolas e comerciais dos membros da Organização.

Confira a carta

BrasildesmatamentoUnião Europeia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais