Início » Bolsonaro falará à PF em caso de importunação de baleia

Bolsonaro falará à PF em caso de importunação de baleia

A PF apura eventual crime ambiental, cometido por Bolsonaro, que ocorreu no litoral Norte de São Paulo, em 2023

A+A-
Reset

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve comparecer na sede da Polícia Federal (PF) de São Paulo para depor sobre “importunação” a uma baleia jubarte. A PF apura eventual crime ambiental, que ocorreu em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, em 2023. O advogado Fabio Wajngarten também será ouvido, nesta terça-feira (27), no período vespertino.

Bolsonaro

Jair Bolsonaro em Brasília – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A PF apura se houve violação da lei que proíbe a pesca ou o “molestamento intencional” de baleias. Na ocasião, Bolsonaro compartilhou vídeos nas redes sociais em que aparece com uma moto aquática com motor ligado próximo à baleia. De acordo com o inquérito, o condutor da moto aquática aparece em uma distância inadequada (15 metros).

– Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro – diz um trecho do relatório policial. Wajngarten foi chamado, pois há informações de que ele estava presente quando a situação ocorreu.

De acordo com a portaria nº 117/96 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é proibido que embarcações aproximem-se de qualquer espécie de baleia com o motor ligado a menos de 100 metros de distância. Além disso, a medida veda o ato de religar o motor antes de avistar claramente às baleias na superfície ou a uma distância de no mínimo 50 metros da embarcação.

Bolsonaro faz comentário gordofóbico

Ainda, Bolsonaro fez um comentário gordofóbico contra o então ministro da Justiça, Flávio Dino, que tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de fevereiro.

Bolsonaro

Flávio Dino – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

– Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério. É aquela que diz que eu queria dar golpe, mas some com vídeos – afirmou Bolsonaro em evento do PL Mulher.

Ibama multa vereador

De acordo com a PF, em 2023, o Ibama multou o vereador Wagner Teixeira (Avante), de São Sebastião (SP), por desrespeito às regras de observação de baleias. Wagner postou um vídeo que mostra a aproximação da baleia em junho do ano passado. Nesse sentido, ele foi multado em R$ 2,5 mil por “molestar de forma intencional uma baleia” em águas jurisdicionais brasileiras.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais