Até o momento, 1410 brasileiros e 3 bolivianas são repatriadas em Israel

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O oitavo voo de repatriação de brasileiros em Israel, com 211 passageiros, incluindo 12 crianças de colo, decolou, há pouco, de Tel Aviv. O pouso está previsto para o início da madrugada desta segunda-feira (23), no Rio de Janeiro.

Portanto, desde o dia 10/10, 1410 brasileiros e 3 bolivianas, além de mais de 50 animais domésticos, deixaram Israel em voos da Força Aérea Brasileira. A ação faz parte da Operação Voltando em Paz.

Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel. 

O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação, como tem feito desde a eclosão do conflito. “Todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando”.

Conflito entre Israel e Hamas – Foto: EBC – Agência Brasil / © REUTERS/Ashraf Amra

Ainda há um grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam a retirada da Faixa de Gaza. Eles seguem abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os nacionais. Veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, aguardando a autorização para o trânsito do grupo pelo terminal de Rafah, aberto novamente neste domingo (22), para a entrada, limitada, de material de ajuda humanitária.

Leia mais! Israel: Mais de 2,3 mil brasileiros solicitam repatriação

O Brasil continua reiterando gestões com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros no Egito. A aeronave utilizada pela Presidência da República permanece no Cairo, aguardando autorização para resgatar os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza.

O governo brasileiro voltou a desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.

Postagens relacionadas

Lewandowski defende inclusão do Susp na Constituição para enfrentar crise das prisões

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais