Início » Apoio ao governo cai em novembro – Análise

Apoio ao governo cai em novembro – Análise

A+A-
Reset
DestaquePolítica

De acordo com levantamento feito pela Arko Advice, o apoio ao governo na Câmara dos Deputados caiu em novembro na comparação com outubro, passando de 55,9% para 53,88%. O índice é o menor desde maio, quando chegou a 51,1%. Em novembro, foram analisadas 21 votações nominais e abertas, nas quais o governo fez orientação de voto.

governo

Foto: divulgação/Arko Advice

 

Vale ressaltar que em novembro poucos temas polêmicos foram incluídos na pauta. Outro ponto que merece ser levado em consideração é que dois feriados afetaram drasticamente o ritmo de trabalho no Congresso Nacional.

Leia mais! Taxação de lucros e de dividendos é apoiada por 62,61% dos deputados, mostra pesquisa Arko Advice

O tema mais controverso colocado em votação foi a urgência para um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que sustava portaria do Ministério do Trabalho e Emprego que condicionou o trabalho em feriados no varejo e no comércio a acordo entre sindicatos laborais e patronais. Foram 301 votos a favor do PDL e 131 contrários. A portaria tinha validade imediata. Depois da aprovação da urgência, o ministério decidiu adiar a vigência da medida para março do próximo ano.

Em termos partidários, as legendas mais fiéis ao governo foram: Rede (93,23%); PDT (82,01%); PCdoB (77,55%); PSB (75,87%); e Solidariedade (72,61%). O PT ficou na sétima posição, com 72,12%. PP e Republicanos, que entraram mais recentemente na base do governo, apresentaram índice de apoio de 63,06% e 59,34%, respectivamente.

governo

Foto: divulgação/Arko Advice

De outro lado, as legendas que registraram os maiores percentuais de votos contrários foram: Novo (76,19%); PL (46,79%); Patriota (30,47%); Podemos (26,66%); e PSDB (22,10%).

Leia mais! Novos desafios na América do Sul – Análise

Os maiores índices de ausências ocorreram nos seguintes partidos: Cidadania (41,93%); PSDB (38,24%); PSD (30,67%); MDB (29,12%); e União Brasil (21,38%). Os três últimos partidos campeões de ausência integram formalmente a base do governo. As ausências acabam resultando em um percentual de adesão menor ao governo.

Arko AdviceCongresso NacionalGoverno FederalPesquisapolítica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais