Início » AGU dispensa licenciamento para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

AGU dispensa licenciamento para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

A+A-
Reset
DestaqueMinistério de Minas e EnergiaNotíciasPolítica

A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nessa terça-feira (22), parecer que dispensa a Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) para o licenciamento ambiental de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

A análise da autarquia ocorreu após solicitação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o processo de licenciamento para a perfuração do bloco, na Margem Equatorial, localizado a 175 quilômetros da foz do Rio Amazonas. Em maio deste ano, o Ibama negou a licença para essa perfuração alegando falta da AAAS e de estudos do impacto na fauna e nas comunidades indígenas locais.

Em nota, o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima disseram consideram a Avaliação Ambiental de Área Sedimentar AAAS um importante instrumento técnico de planejamento econômico e ambiental, que permite melhor análise dos projetos de produção de gás natural e petróleo em áreas ainda não exploradas. Ainda, oferecem subsídios às decisões, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos com significativo potencial de impacto ambiental.

Parlamentares argumentam que a exploração de petróleo é essencial para o desenvolvimento econômico da região e que os estudos apresentados são suficientes para a emissão do licenciamento ambiental.

Questionado nesta quarta-feira sobre o assunto, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) reforçou a importância do caráter técnico para liberar a exploração no local. “Essa questão de exploração de petróleo, ao meu ver, na Foz do Amazonas, tem que ser superada com diálogo técnico, com dados, e não com questões ideológicas ou mesmo partidárias que o Brasil quer deixar para trás”, comentou.

Divergências

O Ministério de Minas e Energia havia pedido à AGU a interpretação das normas jurídicas em questão, em caráter de urgência. A partir da legislação vigente, o documento emitido pela autarquia distingue AAAS e licenciamento ambiental e, por isso, discorda do indeferimento emitido pelo Ibama.

Para buscar a resolução consensual entre os diferentes órgãos, a AGU encaminhou à Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal (CCAF) solicitação de abertura de processo administrativo de conciliação. Nos próximos dias, consultores jurídicos e representantes dos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de órgãos e empresas, deverão ser ouvidos em conversas unilaterais na CCAF.

Exploração é incluída no PAC

A região da margem equatorial, localizada no litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte, está incluída nas obras a serem executadas pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Petrobras já explora dois poços na Bacia Potiguar (RN) e prevê a perfuração de mais três, um deles localizado na Bacia da Foz do Amazonas.

AGUExploração de petróleoIbama

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais