Início » Acordo garante proteção a testemunhas brasileiras em Portugal

Acordo garante proteção a testemunhas brasileiras em Portugal

A+A-
Reset
Política

Os brasileiros ameaçados, por serem testemunhas de crimes, intregrarão o programa de proteção em Portugal a partir fevereiro de 2024. A cooperação é assinada pelos Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil (MDHC); e da Justiça de Portugal. De acordo com a pasta brasileira, a iniciativa garantirá assistência, sigilo e segurança de testemunhas em processos de natureza penal de brasileiros em solo português e vice-versa.

Leia mais! Brasil e Portugal firmam compromisso mútuo de recuperação econômica

As respectivas pastas são responsáveis pela aplicação do acordo. Segundo o MDHC, o acordo também garantirá a liberdade nos depoimentos. Além disso, que as pessoas envolvidas, além de seus familiares e pessoas próximas, não sejam postos sob ameaças.

Leia mais! União Europeia reflorestou em 15 anos, uma área equivalente a Portugal

Proteção a testemunhas

A política de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas no Brasil atende à demanda de toda a federação, por meio dos Programas Estaduais ou do Programa Federal. Atualmente, cerca de 500 pessoas, entre testemunhas e seus familiares, estão inclusas nesse programa. A política de proteção a testemunhas foi criado em 1999, por meio da Lei Federal nº 9.807/99.

Atualmente, existem Programas Estaduais em funcionamento em 15 estados do país. Nesse sentido, eles firmaram convênios com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para viabilizar a transferência de recursos aos programas estaduais. Porém, as demais unidades da federação são atendidas pelo Programa Federal.

políticaSegurança

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais