Início » A esquerda na sucessão paulistana 

A esquerda na sucessão paulistana 

A+A-
Reset

As forças de esquerda e centro-esquerda ainda debatem a melhor estratégia para enfrentar as eleições municipais de 2020 em São Paulo (SP). O objetivo é evitar a repetição da derrota precoce ocorrida em 2016, quando o hoje governador João Doria (PSDB) se elegeu prefeito da capital paulista ainda no primeiro turno.

Protagonista à esquerda até o pleito de 2016, o PT corre o risco de perder essa condição. Diante das resistências de nomes como o ex-prefeito Fernando Haddad e os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante em serem candidatos, restaria aos petistas opções com menor visibilidade como os deputados federais Jilmar Tatto, Carlos Zarattini e Paulo Teixeira, o vereador Eduardo Suplicy e o ex-vereador Nabil Bonduki.

A combinação de nomes com baixa densidade eleitoral à rejeição existente pelo PT em São Paulo pode limitar ainda mais o potencial do partido. Além disso, há uma fragmentação de candidaturas de outros partidos no campo da esquerda e centro-esquerda.

Além do ex-governador Márcio França (PSB), que deve ser candidato, podem surgir nomes como Orlando Silva (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PDT).

Tendo o recall da eleição de 2018, quando mesmo perdendo a eleição para o Palácio dos Bandeirantes para João Doria, venceu o governador na capital por 58% a 42%, Márcio França é o nome mais forte no campo da centro-esquerda.

No entanto, a divisão desse campo em muitas candidaturas poderá prejudicar França, pois o voto de centro-esquerda pode ser pulverizado.

Dispostos a construir a chamada frente de esquerda, PT, PCdoB e PSOL podem caminhar para uma aliança. Caso esse entendimento se concretize, haverá uma menor fragmentação na esquerda. Porém, mesmo assim, Márcio França continua despontando como o nome mais competitivo por uma vaga no segundo turno.

 

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais