Câmara premia vencedores do concurso ‘Eu e a lei’

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Crianças premiadas acompanharam a cerimônia por meio de videoconferência

A Câmara dos Deputados premiou nesta sexta-feira (25) os vencedores do concurso “Eu e a Lei”, promovido pela Rádio Câmara e pelo Plenarinho, portal da Câmara dos Deputados voltado ao público infantojuvenil.

O prêmio integra as atividades promovidas pela Câmara para comemorar os 100 anos do rádio no Brasil. No desafio proposto no concurso, crianças e adolescentes deveriam contar o impacto das leis em suas vidas em obras com duração de um a cinco minutos. As quatro vencedoras foram veiculadas dentro do programa “15 minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara.

O concurso foi organizado em duas categorias: uma delas premiou programas avulsos, produzidos apenas para a competição; a outra, trabalhos desenvolvidos de forma contínua. Cada uma dessas categorias premiou dois trabalhos, um produzido por crianças entre 10 e 14 anos, e outro por adolescentes de 15 a 17 anos.

O trabalho infantil vencedor – “ECA! Crianças têm direitos e deveres!”, criado por Thays Jullya Alves de Oliveira, de Pernambuco – ressaltou o trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que assegura o direito à educação.

Já o programa vencedor realizado por adolescentes na categoria avulsa tratou dos direitos de crianças indígenas assegurados no ECA. Para isso, falaram sobre a situação do povo Yanomami em um podcast denominado “EurECA”. O idealizador foi Rafael Vasconcelos Fernandes, do Mato Grosso do Sul.

Na categoria de programas permanentes, a obra vencedora realizada por crianças foi “Cidadania”, que contou um pouco da história de como surgiu o Estatuto da Criança e do Adolescente. Criada por Laura Nunes de Oliveira, de Goiás, a obra foi veiculada na web rádio Cepi Aplicação.

O programa permanente premiado produzido por adolescentes se chama “Em defesa e apoio à mulher, apresentamos o CRAMP – Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos”. O trabalho foi veiculado na rádio da escola Neca Quirino, de Passos, em Minas Gerais. Nele, a idealizadora, Maria Clara Souza Pereira, entrevista profissionais que atuam no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

Os autores dos trabalhos selecionados recebem certificados, além de participar de outros programas da Rádio Câmara, da TV Câmara e do Plenarinho. 

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/991632-camara-premia-vencedores-do-concurso-eu-e-a-lei/

Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais