Veja os principais temas da agenda de julho

Foto: Saulo Cruz

Últimos dias de atividade legislativa no Congresso Nacional. De acordo com a Constituição, o recesso formal no Legislativo começa a partir do dia 18, após a votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O retorno ao trabalho é no dia 1º de agosto.

Todas as atenções estão voltadas para a PEC dos Combustíveis, principal item da pauta. A proposta aumenta o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, institui o Voucher Caminhoneiro, aumenta o Vale-Gás e institui um subsídio de transporte público para idosos. A expectativa é de que a matéria seja promulgada antes do recesso dos parlamentares e os benefícios comecem a ser pagos já em agosto.

Do dia 20 de julho ao dia 5 de agosto, o foco dos parlamentares se volta para as convenções partidárias, período em que os partidos definem seus candidatos e suas coligações com vistas às eleições de outubro.

Ainda há muita decisão relevante a ser tomada, tanto no nível federal quanto no estadual. Por exemplo, com relação às candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB) ao Planalto. Saber se seus nomes serão aprovados nas convenções ou se as legendas optarão por outro caminho ainda é uma incógnita. Caso essas duas candidaturas não sejam oficializadas, torna-se alta a chance de as eleições presidenciais se definirem já no primeiro turno, em 2 de outubro.

Caso saiam, de fato, candidatos, Ciro e Simone também precisarão definir seus vices, assim como o presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro Braga Netto é o nome mais forte para compor a chapa de Bolsonaro. Tasso Jereissati (PSDB) é o nome mais provável para a chapa do MDB. Ciro ainda não sinalizou com um nome.

No âmbito estadual, uma das negociações mais aguardadas é com relação a São Paulo. O PT joga todas as fichas para fazer com que Márcio França desista de concorrer ao governo do estado e declare apoio a Fernando Haddad (PT). Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Jair Bolsonaro em São Paulo, espera atrair o PSD para a sua chapa.

Postagens relacionadas

Sessão de vetos pode acontecer na próxima semana

MP do setor elétrico reduz tarifas de energia

Comissão aprova ajuste na repartição de ICMS com municípios

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais