O Congresso Nacional pode pautar para a quinta-feira da próxima semana, dia 11 de abril, uma sessão conjunta para a deliberação de vetos presidenciais. Entre os destaques da pauta, a votação dos trechos barrados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Segundo o deputado Danilo Forte (União-CE), relator da LDO, há articulação entre o governo e os parlamentares para uma derrubada parcial dos vetos. Entre os principais dispositivos barrados pelo presidente Lula, está o veto a R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão para o Legislativo.
-[Sobre] a questão dos vetos, o prazo para convocação no Congresso está sendo definido para a próxima semana, por volta do dia 11 de abril, quando serão analisados os vetos à Lei Orçamentária. […] O governo vai apresentar limites de recursos, no que diz respeito aos R$ 5,6 bilhões que ficaram pendentes e os vetos à LOA deste ano. A gente espera concluir esse texto no dia 8 e votar no dia 11-, afirmou a jornalistas.
Segundo o deputado, este valor deve ser recomposto parcialmente. O governo elabora uma contraproposta, que deve ser apresentada em nova reunião, marcada para a próxima semana. Na semana passada, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), afirmou que há margem para a recomposição parcial do valor.