Devedor poderá cumprir ordens do juiz antes de indenizar autor da ação. Entenda

O presidente Lula (PT) sancionou lei que dá oportunidade ao devedor para cumprir ordens judiciais, antes de ser obrigado a indenizar o autor da ação. Entretanto, a mudança vale nos casos em que a Justiça determina, que uma empresa substitua um produto com defeito ou preste determinado serviço.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Caso a obrigação não seja realizada no prazo, o autor da ação poderá pedir indenização, por meio da conversão da tutela em perdas e danos. A Lei 14.833/24, que altera o Código de Processo Civil, estabelece que somente depois de um novo descumprimento é que a tutela específica poderá ser convertida em indenização.

A medida vale para os processos relacionados à aquisição de produto com vício oculto, defeitos em construções e cobertura de seguros. Além disso, quando houver responsabilidade subsidiária ou solidária.

O deputado Luciano Bivar (União-PE), em parceria com o deputado Marangoni (União-SP), criaram o Projeto de Lei 2812/23, que originou a nova lei. O texto não recebeu vetos presidenciais.

Bivar comentou, em suas redes sociais, que a medida vai ajudar a acabar com a indústria de ações. Além disso, dá oportunidade ao réu de reparar o bem ou indenizar o dinheiro ao cidadão.

Confira a íntegra da lei

Postagens relacionadas

CAE avalia texto que amplia uso do fundo de mudanças climáticas

Desenrola Rural: renegociação de dívidas permite novos créditos aos pequenos agricultores

Senado analisa projeto padroniza correção de juros em débitos trabalhistas

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais