Início » Projeto de lei que define crimes de Estado Democrático de Direto é aprovado na Câmara

Projeto de lei que define crimes de Estado Democrático de Direto é aprovado na Câmara

A+A-
Reset

O projeto de Lei que revoga a Lei de Segurança Nacional (LSN) e acrescenta no Código Penal vários crimes contra o Estado Democrático de Direito foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (4). O PL 6764/02 segue agora para discussão no Senado.

De acordo com a proposta, um novo título no código para tipificar dez crimes em cinco capítulos, como aqueles de interrupção do processo eleitoral, de fake news nas eleições e de atentado a direito de manifestação será criado. O projeto é da deputada Margarete Coelho (PP-PI).

O texto proíbe que seja impedido com violência ou ameaça grave o exercício pacífico e livre de manifestação de partidos políticos, movimentos sociais, sindicatos, órgãos de classe ou demais grupos políticos, associativos, étnicos, raciais, culturais ou religiosos.

A manifestação crítica aos poderes constitucionais e a atividade jornalística ou reivindicação de direitos e garantias constitucionais por meio de passeatas, reuniões, greves, aglomerações ou qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais, não serão considerados crimes.

Caso alguma norma seja infringida, a pena será de 1 a 4 anos de reclusão, em casos de lesão corporal grave a pena aumenta para 2 a 8 anos. Se houver morte, vai para 4 a 12 anos.

A nova lei terá vigência depois de 90 dias de sua publicação.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais