O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (22), a Campanha Nacional de Prevenção à Varíola dos Macacos. A iniciativa tem o objetivo de combater o avanço da doença no Brasil, que atualmente é o terceiro com mais casos no mundo – 3.896 confirmados.
A campanha será focada na orientação à população sobre a transmissão da doença, como evitar o contágio e os procedimentos em casos de suspeita. No evento de lançamento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a melhor forma de enfrentar a epidemia é a disseminação correta de informação, sobretudo das formas de contágio da doença.
Também conhecida como monkeypox, a Varíola dos Macacos tem 4.115 casos suspeitos no Brasil, segundo as informações divulgadas pelo ministério.
Para aumentar o conhecimento sobre a doença, o Ministério da Saúde vai veicular a campanha em TV, rádio, mídia exterior em lugares de grande circulação de pessoas, em páginas e portais da internet e redes sociais. O objetivo é atingir o maior número de pessoas. O conteúdo conterá material didático para que a população saiba como agir, em caso de suspeita.
Além disso, o ministerio disponibilizou o site gov.br/varioladosmacacos para a divulgação dos dados oficiáis sobre a varíola dos macacos, além do acesso às informações oficiais sobre os sintomas e procedimentos de contágio e suspeita.