Início » Ministério da Infraestrutura confirma prazo da 8ª Rodada de leilão de aeroportos

Ministério da Infraestrutura confirma prazo da 8ª Rodada de leilão de aeroportos

A+A-
Reset

A oitava rodada de concessões aeroportuárias deve ocorrer entre o fim de 2023 e o começo de 2024. Nesta rodada, o governo pretende oferecerão setor privado os dois principais aeroportos do Rio de Janeiro: Santos Dumont e Galeão – Tom Jobim, segundo o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutrura, Ronei Glanzmann.

Ficará a critério do vencedor do leilão definir como será a operação dos dois aeroportos, com base nas estratégias comerciais que venham a ser adotadas. O governo estará livre de tomar decisões que venham a restringir o tráfego de aeronaves no Santos Dumont, conforme reivindicação de várias entidades do setor privado e de autoridades do estado e do município do Rio de Janeiro.

O processo para a realização da última rodada de leilões dos aeroportos que estavam sob administração da estatal Infraero vai começar em novembro, quando deve ocorrer a assinatura do aditivo do contrato de concessão entre a União e a RioGaleão, concessionária que administra o aeroporto internacional Tom Jobim.

Em fevereiro a empresa controlada pela Changi Airports, de Cingapura, anunciou a devolução da outorga depois de não obter reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. O aditivo será necessário devido ao pedido de devolução, feito com base na Lei 13.448/17.

A RioGaleão é controlada pela cingapuriana Changi, com 51% de participação, e Infraero, com os 49% restantes. Após essa etapa, serão iniciados os estudos de viabilidade técnica e econômica que vão fazer parte da modelagem do leilão. 

O processo também terá que passar pelo crivo do TCU, que se prepara para analisar o primeiro desses casos, envolvendo o aeroporto de São Gonçalo ao Amarante, no Rio Grande do Norte.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais