Início » Japão apoia Brasil na OCDE

Japão apoia Brasil na OCDE

A+A-
Reset

Ocorreu na quinta-feira, 17, a 13ª reunião do Comitê Conjunto em Comércio, Promoção de Investimentos e Cooperação Industrial Brasil-Japão. O encontro contou com a participação do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

Também participou da reunião o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria do Japão (METI), Shigehiro Tanaka, que falou sobre os pontos de convergência entre as duas economias, e afirmou o apoio japonês à entrada do Brasil como membro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Tanaka lembrou que o Japão já tem acordos comerciais com 17 países para incentivar o crescimento econômico por meio dos fluxos de comércio, e deseja que o Brasil também se torne um parceiro nesse quesito.

O estoque de investimentos japoneses no Brasil em 2016 (última atualização) foi de aproximadamente US$ 25 bilhões. Os principais segmentos a receber os aportes foram fabricação e montagem de veículos, reboques e carrocerias; atividades anexas e auxiliares do transporte e agências de viagem; fabricação de artigos de borracha e plástico; fabricação de produtos alimentícios e bebidas, entre outros.

Integraram a delegação brasileira o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Ene; o secretário-adjunto de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Leonardo Lahud; e o subsecretário de investimento estrangeiro da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Renato Baumann; além da presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Angela Flores;  e do presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Claudio Vilar Furtado.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais