Início » Impeachment de Trump é aprovado na Câmara, mas Senado deve absolvê-lo

Impeachment de Trump é aprovado na Câmara, mas Senado deve absolvê-lo

A+A-
Reset

O processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi aprovado nesta quarta-feira (18) pela Câmara (House of Representatives). A Casa votou favoravelmente pela aprovação de duas acusações – abuso de poder e obstrução da atividade do Congresso.

O presidente americano é acusado de usar seu cargo para pressionar a Ucrânia a produzir material contra Joe Biden –  ex-vice presidente dos EUA e um de seus principais rivais para as eleições de 2020 – sob ameaça de congelamento de repasse de verba de ajuda militar. O presidente também é acusado de coibir pessoas ligadas a ele de prestarem depoimento à Câmara.

Este é apenas o terceiro caso de tentativa de impeachment na história dos Estados Unidos. Os dois anteriores, Andrew Johnson e Bill Clinton, tiveram seus processos aprovados na Câmara mas foram absolvidos pelo Senado, não perdendo seus cargos.

Trump, entretanto, é o primeiro que passa por este processo durante tentativa de reeleição, o que segundo especialistas, pode beneficiar sua candidatura – sendo absolvido pelo Senado de forma rápida e eficaz, Trump teria o interesse eleitoral a seu favor.

Pesquisas de opinião sobre o impeachment apontam que o número de americanos que apoia o processo está aumentando, 47,5% contra 46,3% que não apoiam. Apesar disso, a popularidade do presidente continua em alta, estando no maior patamar desde sua eleição, o que corrobora com a teoria de absolvição do impeachment pelo Senado.

Trump permanece no cargo enquanto aguarda o resultado do julgamento no Sendo, que deve ocorrer em janeiro.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais