Início » Disputa entre Tarcísio e Garcia por vaga no 2º turno contra Haddad se acirra – Por Carlos Eduardo Borenstein

Disputa entre Tarcísio e Garcia por vaga no 2º turno contra Haddad se acirra – Por Carlos Eduardo Borenstein

A+A-
Reset
ArtigosDestaqueEleiçõesNotíciasUrgente

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) preserva a liderança na disputa ao Palácio dos Bandeirantes. Desde o início da campanha eleitoral, apesar de ter apresentado uma queda de três pontos percentuais no final de agosto, está com uma vaga muito bem encaminhada no segundo turno. A novidade trazida pelo instituto é o acirramento do embate entre o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador de São Paulo (SP) e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB).

Nos últimos 15 dias, Tarcísio oscilou positivamente 1 ponto percentual enquanto Garcia cresceu 4 pontos. Com isso, a distância entre eles caiu de 6 para apenas 3 pontos. Vale registrar que, comparado ao primeiro levantamento, Garcia cresceu 8 pontos. Tarcísio, por sua vez, ganhou 6 pontos.

CANDIDATOS18/08 (%)30/08 (%)15/09 (%)
Fernando Haddad (PT)383536
Tarcísio de Freitas (Republicanos)162122
Rodrigo Garcia (PSDB)111519
Outros231
Brancos/Nulos171211
Indecisos10107

*Fonte Datafolha

A disputa entre Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia por uma vaga no segundo turno está indefinida. Apesar do bolsonarismo ter ajudado a alavancar Tarcísio, um fato novo ocorrido na semana passada poderá trazer problemas para o ex-ministro.

Durante o debate da TV Cultura, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) atacou verbalmente a jornalista Vera Magalhães. O episódio gerou uma grande repercussão negativa. Apesar de Tarcísio ter condenado o ato, o episódio será utilizado com objetivo de vincular o ex-ministro a grupos radicais.

Apesar do antipetismo ser um obstáculo para Fernando Haddad no eventual segundo turno, neste momento, o candidato PT venceria tanto Tarcísio de Freitas quanto Rodrigo Garcia. Hoje, Garcia seria um adversário mais difícil para Haddad, já que nesse hipotético confronto, Haddad tem uma vantagem sobre Garcia de apenas 6 pontos percentuais.

CANDIDATOS30/08 (%)15/09 (%)
Fernando Haddad (PT)4847
Rodrigo Garcia (PSDB)3841
Brancos/Nulos1111
Indecisos32

*Fonte Datafolha

Já num eventual segundo turno entre Fernando Haddad contra Tarcísio de Freitas, Haddad ainda possui uma folgada vantagem: 18 pontos.

CANDIDATOS30/08 (%)15/09 (%)
Fernando Haddad (PT)5154
Tarcísio de Freitas (Republicanos)3636
Brancos/Nulos98
Indecisos32

*Fonte Datafolha

 Vale observar que Tarcísio, embora tenha sido alavancado pelo bolsonarismo, também possui um teto, já que tanto nas simulações de primeiro e segundo turno, Tarcísio tem uma intenção de voto similar ao teto do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Se essa tendência não for revertida, Rodrigo Garcia poderá ganhar força, já que se o governador se mostrar mais competitivo contra Fernando Haddad, o eleitor que rejeita o PT poderá migrar para Garcia na reta final da campanha.

Márcio França segue em vantagem para o Senado

O ex-governador Márcio França (PSB) possui uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre o ex-ministro Marcos Pontes (PL), e continua despontando como o favorito na disputa ao Senado. Faltando cerca de 15 dias para as eleições, os demais candidatos se mostram pouco competitivos, o que dificulta o surgimento de uma terceira candidatura com potencial.

CANDIDATOS30/08 (%)15/09 (%)
Márcio França (PSB)3032
Marcos Pontes (PL)1315
Janaína Paschoal (PRTB)74
Aldo Rebelo (PDT)44
Edson Aparecido (MDB)34
Outros108
Brancos/Nulos1716
Indecisos1518

*Fonte Datafolha

 Apesar da folgada vantagem de França, vale observar que ainda temos 34% dos eleitores localizados entre brancos, nulos e indecisos. Dependendo para onde esse contingente do eleitorado se mover na reta final, tal cenário poderá se consolidar ou sofrer modificações.

No entanto, com base na conjuntura atual, a tendência é que Márcio França confirme seu favoritismo nas urnas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais