Em longa matéria sobre o Boeing 737-Max, aeronave que caiu por problemas de software e treinamento de pilotos na Etiópia e na Malásia, o Financial Times informa que a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, foi a única no mundo que exigiu treinamento especial para pilotos do Boeing 737-Max. A agência considerou o avião muito diferente do 737-NG, modelo anterior.
No Brasil, apenas a GOL opera os aviões ora retidos em solo. Enquanto isso, as autoridades norte-americanas decidem que tipo de treinamento os pilotos deverão ter para operar a aeronave.
Para a Boeing, empresa que fabrica a aeronave, um treinamento via iPad com duração de 3 horas seria suficiente para atualizar os pilotos. No entanto, existem dúvidas se seria, de fato, suficiente. Existe apenas um simulador de Boieng 737-Max disponível no mundo, o que dificulta treinar todos os pilotos que operariam os mais de 400 aviões do modelo. De acordo com fontes, apenas os pilotos brasileiros da GOL estariam aptos a operar a aeronave sem treinamento adicional.