Início » Arábia Saudita: Oásis Digital de Luxo e Tecnologia

Arábia Saudita: Oásis Digital de Luxo e Tecnologia

Com uma população jovem ávida por NFTs e novas tecnologias, a Arábia Saudita está se tornando um polo de inovação digital. Lojas digitais e a Web3 são os caminhos para o coração e os bolsos dos consumidores locais.

A+A-
Reset

Por meio do programa governamental “Saudi Vision 2030”, a Arábia Saudita tem como objetivo se tornar um dos países mais tecnologicamente avançados do mundo. Já é o maior mercado de tecnologia na região do Oriente Médio e Norte da África (MENA na sigla em inglês) e até mesmo ultrapassou os EUA em um índice de maturidade regulatória digital, atribuído à suas infraestruturas digitais de ponta e ao envolvimento das partes interessadas, conforme reportado por Julienna Law da Jing Daily.

Acompanhar o ritmo digital é fundamental para se conectar com os consumidores locais, 63% dos quais têm menos de 30 anos. De acordo com o relatório “Novos Códigos de Luxo na Arábia Saudita”, publicado pelo The Future Laboratory e Together Group, 46% dos sauditas entre 18 e 34 anos usam predominantemente métodos digitais para comprar bens de luxo. Eles também estão cada vez mais interessados em jogos, Web3 e investimentos em criptomoedas.

O governo saudita está se esforçando para elevar a proporção de transações não monetárias para 70% até 2025, ante 62% em 2023, para apoiar o crescimento econômico e a diversificação. As vendas de comércio eletrônico devem atingir quase US$ 10 bilhões em 2025, ante US$ 6,25 bilhões em 2022, segundo a Euromonitor.

Um testemunho do próspero ecossistema online do reino, 74% dos compradores online devem migrar de plataformas globais para locais, afirma a empresa de consultoria Kearney. Uma das plataformas de varejo de luxo favoritas da região é a Ounass, sediada em Dubai, que oferece edições cuidadosamente selecionadas de coleções exclusivas de designers locais e internacionais, juntamente com entrega expressa para aqueles na Arábia Saudita e outros países do Golfo.

Ao mesmo tempo, o metaverso deverá contribuir com quase US$ 38 bilhões adicionais para o PIB da Arábia Saudita anualmente até 2035, segundo um estudo da Deloitte. Isso está mudando as expectativas para as experiências de compra; uma pesquisa da Chalhoub com consumidores do GCC descobriu que 89% gostariam de visualizar produtos no metaverso, enquanto 71% já estão envolvidos com experiências virtuais de marcas.

A Arábia Saudita iniciou projetos importantes de metaverso, incluindo o XVRS, uma plataforma de metaverso de cidade digital gêmea de seu projeto de cidade inteligente, Neom. Descrito como um modelo de vida urbana em realidade mista pioneiro, o XVRS permitirá que os visitantes tenham uma presença simultânea em Neom fisicamente e virtualmente, como um avatar ou holograma. O espaço oferecerá entretenimento imersivo, uma plataforma social e um mercado digital integrado para criptomoedas e NFTs.

Embora os empreendimentos do metaverso na Arábia Saudita estejam atualmente centrados em imóveis e turismo, eles apontam para um aumento do apetite por experiências inovadoras e o compromisso do reino em diversificar sua economia.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais