Início » ANTT tem só um diretor aprovado pelo Senado

ANTT tem só um diretor aprovado pelo Senado

A+A-
Reset

Na reunião da diretoria colegiada da ANTT, o diretor-geral em exercício, Alexandre Porto, observou que as decisões têm sido tomadas pelo “quórum de três diretores, todos servidores de carreira”, na condição de substitutos. A ANTT tem apenas um diretor em exercício, sabatinado e aprovado pelo Senado Federal (Davi Barreto, ausente na reunião de terça-feira).

A agência aguarda a indicação de quatro nomes para compor sua diretoria, que, por lei, devem ser indicados pelo presidente da República e sabatinados pelos senadores. “Estamos aqui exercendo o papel de manter a continuidade da agência, com decisões regulatórias muitas vezes difíceis de serem tomadas”, disse Porto, observando que o corpo técnico da agência busca fazer o melhor pela ANTT e também por outros setores regulados.

A diretoria aprovou a realização de uma audiência pública para discutir uma nova proposta de regulamentação das operações acessórias no transporte ferroviário de cargas, como embarque e desembarque, manobras e composição dos trens. O tema faz parte da agenda regulatória 2021-2022 aprovada pela diretoria. O Diário Oficial de quarta-feira publicou o aviso dessa audiência, que vai ocorrer entre 20 de julho e 3 de setembro, com a sessão pública marcada para o dia 26 de agosto.

Na reunião, o superintendente de Concessão de Infraestrutura da ANTT, Renan Brandão, destacou as alterações feitas no texto da minuta do contrato de concessão do trecho da BR-116 entre o Rio de Janeiro e Governador Valadares (MG), submetida à avaliação da diretoria. Tais alterações visam melhorar a “financiabilidade do projeto”, por conta de ajustes feitos em propostas de concessão submetidas a audiências públicas já concluídas e em análise no TCU.

Renan Brandão informou que “foram feitas alterações no sentido de permitir a redução de capital da concessionária se comprovado o bom desempenho na execução dos investimentos em momentos estabelecidos no contrato. Esse capital social poderia então ser reduzido, se verificado o cumprimento do Programa de Exploração da Rodovia (PER). Também foi permitido o financiamento de parte do aporte que tem de ser feito pela concessionária, em decorrência, inclusive, do lance do leilão”.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais