Início » Plano de recuperação da União Europeia para o pós-pandemia

Plano de recuperação da União Europeia para o pós-pandemia

A+A-
Reset

Estados-membros da União Europeia comprometeram-se a criar um plano de recuperação socioeconômica para superar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, em reunião de cúpula realizada na última sexta-feira (19).

Apresentado em 27 de maio pela Comissão Europeia, o fundo de recuperação consiste em um novo quadro financeiro plurianual que abarca os anos de 2021 a 2027, no valor de 1,1 trilhão de euros, e segue em discussão, rumo à aprovação. Junto ao plano, plurianual, está também em pauta um empréstimo de 750 bilhões de euros às nações mais atingidas pelo coronavírus, como Itália e Espanha.

O processo de negociação, que pode durar até agosto, está irritando algumas autoridades, que pedem celeridade no processo, uma vez que muitas ainda estão morrendo de Covid-19. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pede por um acordo antecipado, temendo o tamanho da recessão se o processo se estender por tanto tempo.

Entretanto, o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, disse que os Estados-membros continuam bem distantes e que, talvez, esse acordo não esteja pronto em tempo hábil para evitar maiores problemas financeiros.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais