Mercosul: Acordo facilita retorno de turistas

Foto: Isac Nóbrega/PR

O Ministério das Relações Exteriores anunciou na quinta-feira (19) acordo com países-membros do Mercosul para facilitar o retorno de turistas aos seus locais de origem e garantir medidas para a circulação de bens e serviços nas fronteiras. Documento é resultado de reunião, via videoconferência, entre chefes de Estado e representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

De acordo com declaração-conjunta divulgada, os países decidiram trocar uma lista com cidadãos ou residentes dos países que manifestaram interesse de retornar aos seus locais de origem ou residência. Os Ministérios das Relações Exteriores e os responsáveis por imigração e transporte realizarão tarefas de coordenação para tornar efetiva a medida.

Além disso, o documento aponta que deverá ser avaliada a possibilidade de redução das tarifas aplicadas aos produtos e insumos destinados à prevenção de doenças e assistências à saúde, para ajudar os países no combate à pandemia do coronavírus.

Postagens relacionadas

BRICS: bloco de nações emergentes aceita adesão de mais seis países

Lula ressalta a importância de parcerias entre Brasil e África do Sul no Brics

Lula desembarca em Joanesburgo para a XV Cúpula do Brics

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais