Fabricantes de plástico brasileiros participam de rodadas de negócios com importadores do Oriente Médio

Empresas brasileiras fabricantes de produtos de plásticos participaram na semana passada de rodada de negócios com importadores do Oriente Médio. Reuniões ocorreram entre a segunda (7) e quinta-feira (10) e foram realizados pelo Think Plastic Brazil em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O programa de incentivo à exportação de plástico transformado brasileiro é fruto de parceria entre o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Após a rodada de negociações, as empresas brasileiras participantes tiveram a percepção que os importadores árabes estão mais dispostos a abrir seu mercado. Acredita-se que essa mudança se dá em função de alterações na cadeira de suprimentos globais, em especial causada pela pandemia da Covid-19. O mercado de produtos em plástico do Oriente Médio é dominado pela Ásia e Europa, que viveram a pandemia mais cedo. Como o Brasil foi um dos últimos países a ser afetado, pode seguir exportações por mais tempo.

O Oriente Médio é um mercado estudado pelo Think Plastic desde 2018. Algumas das empresas do setor atuam na região, em especial no Catar e nos Emirados Árabes Unidos, e é um mercado relativamente inexplorado. Os importadores árabes desejam descentralizar o fornecimento para minimizar riscos futuros.

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