Desenvolvimento regional lança hoje diagnóstico sobre resíduo sólido urbano

Foto: Vanessa Sardinha dos Santos/Divulgação

O Ministério do Desenvolvimento Regional lança hoje, terça-feira (6), o Diagnóstico Temático sobre a Infraestrutura para o Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos.

O documento foi elaborado com base nos dados Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e apresenta análise detalhada do setor.

O estudo traz ainda resultados de parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), e o IBGE, para a formulação de indicadores do desenvolvimento sustentável.
O trabalho dá continuidade aos diagnósticos temáticos da prestação dos serviços de saneamento básico: água e esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais, lançados no ano passado.

Aproveitamento energético

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no fim do mês passado, o edital do Leilão A-5, destinado à contratação de energia elétrica a ser gerada por novos empreendimentos a partir de janeiro de 2027.

O certame, marcado para o próximo dia 16 deste mês, destina-se a projetos de geração usando-se as fontes hidrelétrica, eólica e solar (fotovoltaica), além de termelétricas a biomassa, a resíduos sólidos urbanos (RSU), a carvão mineral nacional, a biogás e a gás natural.

Foram inscritos para esse leilão dez empreendimentos de resíduo sólido urbano, fonte que começou a ser incentivada – especialmente com o aumento do preço da energia – para ganhar maior participação na matriz energética.

Postagens relacionadas

Representantes defendem que ultrprocessados fiquem fora da cesta básica na Reforma Tributária

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais