O Ministério do Desenvolvimento Regional lança hoje, terça-feira (6), o Diagnóstico Temático sobre a Infraestrutura para o Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos.
O documento foi elaborado com base nos dados Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e apresenta análise detalhada do setor.
O estudo traz ainda resultados de parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), e o IBGE, para a formulação de indicadores do desenvolvimento sustentável.
O trabalho dá continuidade aos diagnósticos temáticos da prestação dos serviços de saneamento básico: água e esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais, lançados no ano passado.
Aproveitamento energético
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no fim do mês passado, o edital do Leilão A-5, destinado à contratação de energia elétrica a ser gerada por novos empreendimentos a partir de janeiro de 2027.
O certame, marcado para o próximo dia 16 deste mês, destina-se a projetos de geração usando-se as fontes hidrelétrica, eólica e solar (fotovoltaica), além de termelétricas a biomassa, a resíduos sólidos urbanos (RSU), a carvão mineral nacional, a biogás e a gás natural.
Foram inscritos para esse leilão dez empreendimentos de resíduo sólido urbano, fonte que começou a ser incentivada – especialmente com o aumento do preço da energia – para ganhar maior participação na matriz energética.