Em pauta, renovação de concessão de distribuidoras de energia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia ainda avalia como se dará a renovação dos contratos de concessão de distribuidoras de energia elétrica que vencerão a partir de 2025. Trata-se de ativos concedidos há quase 30 anos, no início do processo de privatização do setor, nos anos 1990. Um grupo reunindo 40 empresas já teve suas concessões renovadas entre 2015 e 2017.

Daqui a três anos, mais 15 concessionárias responsáveis por áreas de concessão de peso passarão por esse processo. A secretária-executiva do ministério, Marisete Pereira, informou que já se encontram em análise as diretrizes e os parâmetros a serem utilizados na renovação dessas concessões, com prazos também de 30 anos.

O tema, que já constava da agenda do governo, surgiu em meio a debates sobre a abertura do mercado livre em direção à baixa tensão e à expansão da micro e da minigeração distribuída, conforme projeto em tramitação no Congresso. O PL nº 414/21 cria um novo marco legal para o setor elétrico segundo o qual as atribuições das distribuidoras serão diferentes daquelas hoje em vigor.

Ao participar na quarta-feira (08) de evento reunindo agentes do setor no Rio de Janeiro, Marisete Pereira disse que esses assuntos se encontram em discussão com representantes do segmento. A secretária, que foi informada pelo relator, deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), de que o projeto será votado antes do recesso de julho, se mostrou otimista com a aprovação da matéria.

Postagens relacionadas

Sessão de vetos pode acontecer na próxima semana

MP do setor elétrico reduz tarifas de energia

Comissão aprova ajuste na repartição de ICMS com municípios

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais