Bolsonaro adia recursos para a cultura e eventos

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou hoje (29) ao Congresso Naconal, medida provisória (MPV 1135/2022), que lhe permite deixar para o ano que vem a destinação dos recursos financeiros aos setores da cultura e de eventos, previstos nas leis Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 2022), Aldir Blanc 2 (Lei 14.399, de 2022) e na lei do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

São de R$ 3,86 bilhões o montante que deveria ser disponibilizado para atender os setores da cultura e de eventos, mas que agora só será desembolsado em 2023. Segundo a exposição de motivos assinada pelos ministros Paulo Guedes e Carlos Alberto Gomes de Brito, a finalidade da medida provisória é a de “buscar uma solução de médio prazo para compatibilizar, em determinado horizonte de tempo, o apoio financeiro da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios nas ações do setor cultural, assim como aos beneficiários do Perse, com o arcabouço fiscal vigente.”

O texto prevê ainda que caso o montante global (3,86 bi) não seja integralmente executado no exercício
de 2023, sua execução poderá ser prorrogada para o exercício de 2024.

Em relação aos prazos da Lei Aldir Blanc 2, que agora passará a prever o envio de até R$ 3 bilhões anuais aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios de 2024 a 2028 – antes, o prazo começava em 2023. Esse valor só será repassado se a cada ano houver disponibilidade orçamentária e financeira.

As leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 haviam sido integralmente vetadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e promulgadas em julho após a derrubada dos vetos pelo Congresso Nacional. A Lei do Perse havia sido parcialmente vetada, e os vetos também foram promulgados após a derrubada, em março deste ano.

Postagens relacionadas

Saiba como funciona o porte de arma de fogo no Brasil

Entenda o porquê do Iene, moeda japonesa, estar em declínio

Saiba quem pode adquirir porte de arma no país

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais