Início » Tributação de lucros e dividendos

Tributação de lucros e dividendos

A+A-
Reset

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado realiza audiência pública na próxima terça-feira (26) para debater o PL 2015/2019, que trata da tributação de lucros e dividendos. A matéria conta com parecer do senador Jorge Kajuru (CIDADANIA-GO), que prevê a incidência de 15% de Imposto de Renda sobre lucros e dividendos auferidos por sócios e acionistas de empresas, exceto para os beneficiários que exercem atividades profissionais em caráter personalíssimo (individual).

Para a audiência, foram convidados: o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel; o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Mauro Silva; o advogado da Divisão Jurídica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Bruno Murat do Pillar; o Vice-presidente técnico do Conselho Federal de Contabilidade – CFC; e o economista da Auditoria Cidadã da Dívida Rodrigo Vieira de Avila.

A tendência é de que a matéria seja analisada apenas em 2020, pois o governo pretende debater o assunto dentro do contexto da reforma tributária. O secretário da Receita Federal, José Tostes, afirmou que o governo vai propor uma reforma tributária em etapas. Uma delas visa tributar mais a renda e reduzir a tributação sobre o consumo. Ele confirmou que uma das medidas será a cobrança de Imposto de Renda sobre lucros e dividendos, acompanhada de uma redução gradual do imposto das empresas.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais