O presidente da república, Lula, fez um balanço dos nove meses de gestão de seu governo e pontuou sobre transição energética. “Após retomar políticas públicas exitosas e recolocar o Brasil no centro do cenário internacional. O país tem todos os ingredientes para se tornar uma das maiores economias do planeta. Para isso, tem que explorar seu enorme potencial em energias renováveis”.
De acordo com o sócio da Arko Internacional Thiago de Aragão, o protagonismo internacional do país é evidente. “O Brasil tem uma matriz energética limpa há muito anos. Ao invés de falar sobre temas que não conhecem, como Rússia e Ucrânia, o Brasil deve enfatizar sobre transição energética e proteção ambiental. Porque com relação a estas temáticas, o país tem uma condição de liderança muito grande”, pontuou.
Leia mais! O protagonismo internacional de Lula – Análise
Relação do novo PAC com a transição energética
Durante seu discurso, Lula destacou a importância do novo PAC com a transição energética. “É um grande projeto de investimento em infraestrutura, levando em conta a questão da transição energética, da transição climática. O Brasil será para a questão da energia verde aquilo que a Arábia Saudita é hoje no mundo do petróleo. Nós temos terra, temos sol, temos gente competente, temos conhecimento tecnológico e temos mercado. O mundo vai precisar disso”, finalizou.