Os microempreendedores individuais (MEI) sempre ficam com dúvidas na hora de emitir a nota fiscal. Será que todo MEI precisa fazer essa emissão? Depende, pois a obrigatoriedade varia de acordo com os serviços ofertados. Confira abaixo alguns exemplos.
Elas se tornam imprescindíveis quando há prestação ou venda de serviços para empresas públicas ou privadas, independente do tamanho ou quando o contratante solicitar. Além disso, sempre que houver envio de produto para os cliente – pessoa jurídica ou física -. Exemplo: venda pela internet, telefone ou catálogo.
De acordo com o governo, é importante que os microempreendedores individuais guardem todas as notas fiscais dos serviços prestados e dos produtos comprados. Isso garantirá o financeiro do negócio, que é fundamental para o sucesso do MEI.
Tipos de nota fiscal
A principal diferença está na função de cada modelo. A NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, já a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços. Exemplo: a loja que vende acessórios de informática deve emitir uma NF-e. No caso de manutenção, consertos ou ajustes deve ser emitida uma NFS-e.
Emissão de nota pelo celular
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) disponibiliza um aplicativo para facilitar a emissão da nota fiscal para os Microempreendedores Individuais (MEI), contribuintes do Simples Nacional, bem como transportadores autônomos. O Nota Fiscal Fácil (App NFF) é gratuito e tem o intuito de tornar o processo mais didático.