Início » “Taxa das blusinhas” deve ser votado hoje no Senado

“Taxa das blusinhas” deve ser votado hoje no Senado

A medida da "taxa das blusinhas" é um jabuti do programa Mover, que cria incentivos para a descarbonização da indústria automotiva

A+A-
Reset

O plenário do Senado Federal deve votar, nesta terça-feira (4), o projeto de lei que taxa compras internacionais de até 50 dólares, conhecido como “taxa das blusinhas”. O texto consta na pauta da sessão desta terça, como prometeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

taxa das blusinhas

Foto: Designed by Freepik

No entanto, Pacheco não afirmou que há consenso em relação à tributação. Ou seja, os senadores podem alterar o projeto de lei. A tendência é de que a proposta passe por resistências na Casa.

Se o Senado mudar o texto, ele retorna à Câmara dos Deputados. A Casa Baixa aprovou o texto na semana passada e inseriu a “taxa das blusinhas” na proposta. Originalmente, o projeto não criava o imposto, mas os deputados decidiram colocá-lo, a fim de solucionar uma demanda das varejistas nacionais.

Impasse da taxa das blusinhas

A taxa das blusinhas rachou a base governista na Câmara dos Deputados. Isso porque a ala política do governo não concordou com a criação do imposto, ao passo que a ala econômica defende a taxação.

Para a ala econômica, o imposto sana uma demanda das varejistas nacionais, que pedem isonomia tributária e caracterizam como desleal a concorrência com as empresas estrangeiras. Além disso, a tributação aumenta a arrecadação, o que alivia a pressão do governo no cumprimento da meta fiscal.

taxa das blusinhas

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Por outro lado, a ala política defende que a tributação terá um impacto negativo no eleitorado de classe média, que são os maiores consumidores de compras de e-commerce internacionais.

No entanto, a votação na Câmara com a taxação era uma orientação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Dessa forma, o governo acordou uma alíquota de 20%, 5% menor do que a emenda determinava.

A pressa para aprovar o Mover

O projeto trata de incentivos à descarbonização da indústria automotiva, ao instituir o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). A proposta amplia as obrigações das empresas com a sustentabilidade, além de estimular o investimento em pesquisa e tecnologia.

taxa das blusinhas

Foto: José Paulo Lacerda/CNI

O texto foi apresentado como medida provisória, assim passou a vigorar em dezembro do ano passado. Contudo, o governo também apresentou a proposta em forma de projeto de lei, a fim de acelerar a deliberação no Congresso Nacional.

A medida provisória perdeu a validade no dia 31 de maio, o que faz com que o programa perca o seu efeito legislativo. O vencimento pressiona o governo a aprovar o Mover para que os benefícios sejam retomados.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais