A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou um levantamento cujo conteúdo atribuiu o setor da indústria brasileira como responsável por 20,4% todas as riquezas produzidas no Brasil, ou seja, do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o documento, para cada R$ 1 produzido no setor, são gerados R$ 2,43 adicionais na economia.
“O setor industrial é responsável por 33% do pagamento dos tributos federais e 31,2 % da arrecadação previdenciária. 69,2% das exportações brasileiras de bens e serviços são provenientes da indústria”, afirmou o levantamento.
O setor, de acordo com o CNI, também é responsável por agregar valor à produção agrícola, transformando-a em novos produtos e materiais, incluindo o emprego de biotecnologia e nanotecnologia.
“As boas práticas internacionais demonstram que nações bem-sucedidas formalizam políticas industriais que estimulam o crescimento, a inserção internacional, as vantagens competitivas, o desenvolvimento de novas competências e a produção de bens de maior conteúdo tecnológico. O Brasil não pode permanecer alheio a esse movimento”, afirmou Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.