Setor de serviços recua 0,3% em setembro, informa IBGE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As atividades do setor de serviços recuaram 0,3% em setembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). É a segunda queda consecutiva do indicador, com acumulado de 1,4% de perda. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta terça-feira (14).

A retração do setor nos últimos dois meses aponta para uma desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre. Ainda assim, o segmento de serviços registra alta de 3,4% de janeiro a setembro e está 10,8% acima do nível de fevereiro de 2020, período pré-pandêmico.

Atividades do setor de serviços

Três das cinco atividades da PMS tiveram queda, com destaque para o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares. A menor receita com origem nas atividades jurídicas, de limpeza e de serviços de engenharia foi a principal causa do recuo de 1,1%, do grupo.

Motorista de aplicativo em São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A queda de 0,7% do grupo de informação e comunicação também influenciou o resultado negativo geral. Apesar de uma redução em menor escala, o decréscimo de 0,2% do segmento de transportes contribuiu com o desempenho do setor abaixo das expectativas. 

Leia também! Como salvar o seu negócio dos riscos regulatórios?

Os outros dois grupos apresentaram crescimento em setembro. Os serviços prestados às famílias avançaram 3,0%, com forte contribuição da atividade de espetáculos musicais. Já o setor de outras atividades cresceu 0,8%.

Atividades por Unidades da Federação

Em 17 estados houve queda no volume de serviços em setembro de 2023, na comparação com agosto. O impacto negativo mais importante veio de São Paulo (-1,2%), seguido por Goiás (-4,5%), Rio Grande do Sul (-1,6%) e Distrito Federal (-2,6%).  Em contrapartida, Rio de Janeiro (1,9%), seguido por Ceará (1,9%) e Pernambuco (1,0%) registraram as principais altas.

Confira aqui a íntegra da pesquisa.

Postagens relacionadas

Congresso concorda em suspender ação da desoneração da folha

Chuvas no RS: Saque-Calamidade disponível para trabalhadores de 59 cidades

Lula sanciona novo Dpvat com vetos. Veja os detalhes

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais