Senado: Projeto permite mais autonomia financeira a estatal de pré-sal

Foto: Andre Ribeiro/Agência Petrobras

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que dá mais autonomia financeira e orçamentária à Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural – Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA). Ela gerencia contratos de partilha na produção do pré-sal na Bacia de Campos e Santos, o Polígono do Pré-Sal. A Comissão de Assuntos Econômicos analisará o PL 6.211/2019.

O projeto recebeu relatório favorável do senador Eduardo Gomes (PL-TO). O PL altera a Lei 12.304, de 2010, que autoriza a criação da PPSA para que a empresa pública possa obter, da receita de comercialização do petróleo e gás natural, bem como o montante necessário para cobrir suas despesas de atividades correntes e investimentos, além do pagamento de tributos. 

Plataforma de gás natural – Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com a justificativa do relator do texto no Senado, esses gastos dependem exclusivamente dos repasses da União. “A PPSA vem auferindo apenas receitas provenientes da gestão dos contratos de partilha de produção [de petróleo e gás natural], por intermédio de um contrato firmado com o Ministério de Minas e Energia frequentemente afetado por contingências orçamentárias. Ou seja, a almejada autonomia orçamentária e financeira da empresa está comprometida, uma vez que depende exclusivamente dos repasses da União”, justificou.

Leia mais! Governo aumenta orçamento da Petrobras em R$ 317,3 milhões

Pré-Sal Petróleo S.A

É uma empresa pública formalmente criada em 2013 e está vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Além de gerenciar contratos de partilha na produção do pré-sal na Bacia de Campos e Santos, ela comercializa a parcela de óleo e gás natural de propriedade da União.

Postagens relacionadas

CAE avalia texto que amplia uso do fundo de mudanças climáticas

Desenrola Rural: renegociação de dívidas permite novos créditos aos pequenos agricultores

Senado analisa projeto padroniza correção de juros em débitos trabalhistas

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais