Senado decide sobre a volta do novo DPVAT nesta quarta-feira

O Senado decidiu adiar para esta quarta-feira (8) a votação do projeto de lei complementar (PLP) 233/2023, que cria o novo seguro obrigatório para veículos (SPVAT), conhecido como o “novo DPVAT”. Nesse sentido, a decisão foi tomada após a sessão focar exclusivamente nas medidas para mitigar os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul. A sessão deliberativa começa às 14h, com o SPVAT como segundo item da pauta.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o PLP 233/2023. O texto propõe que o tributo para financiar o SPVAT seja cobrado de proprietários de automóveis novos e usados. Com a finalidade de cobrir indenizações por acidentes de trânsito. Essa mudança proporcionará um novo formato para o seguro. Portanto, influenciando diretamente todos os donos de veículos no Brasil. A expectativa é que a votação no Senado possa fornecer uma solução para cobrir despesas relacionadas a acidentes automotivos.

Além disso, o novo seguro DPVAT, aumenta em R$ 15,7 bilhões de reais o limite para as despesas da União. O relator do PLP 233/2023, senador Jaques Wagner (PT-BA), apresentou um parecer favorável ao texto. O aumento do limite para despesas federais tem implicações significativas para o orçamento do governo, aumentando a atenção em torno do projeto.

Com o adiamento, o Senado espera resolver questões cruciais, como a do seguro obrigatório de veículos. Enquanto,  também, busca atender às demandas relacionadas ao decreto de calamidade pública do Rio Grande do Sul.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais