Início » Reforma Tributária: audiência pública debaterá proposta de novos tributos

Reforma Tributária: audiência pública debaterá proposta de novos tributos

Especialistas e representantes dos setores público e privado se reúnem na próxima segunda-feira (3) para discutir os próximos passos da reforma tributária

A+A-
Reset

Na próxima segunda-feira (3), o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados responsável pela regulamentação da reforma tributária realizará uma audiência pública no plenário 4. O objetivo é debater o Projeto de Lei Complementar 68/24, que propõe a criação do IBS, da CBS e do IS.

reforma tributária

GT discutirá novos formas de imposto durante debates sobre reforma tributária – Foto: Design by Freepik

Além disso, o Projeto de Lei Complementar 68/24, apresentado pelo deputado Baleia Rossi (PMDB-SP), busca simplificar o sistema tributário brasileiro por três novos tributos:

  • Imposto sobre Bens e Serviços (IBS): um imposto único sobre o consumo de bens e serviços, com alíquotas diferenciadas para diferentes setores da economia.
  • Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS): uma contribuição destinada à seguridade social, com alíquota única para todos os bens e serviços.
  • Imposto Seletivo (IS): um imposto sobre o consumo de determinados bens e serviços considerados supérfluos ou prejudiciais à saúde, como bebidas alcoólicas, cigarros.

Análise dos novos tributos da Reforma Tributária

Reforma Tributária

Os deputados Bernard Appy e Augusto Coutinho participaram da audiência desta terça sobre Reforma Tributária – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O governo federal deu o pontapé inicial na análise da regulamentação da reforma tributária na última quarta-feira (29), com a entrega da primeira análise do Projeto de Lei Complementar (PLP) que define o comitê gestor e a distribuição das receitas dos novos tributos.

Por fim, no dia 4 de junho, o grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados, instalado na última terça-feira (28), dará sequência aos trabalhos, promovendo uma audiência pública com representantes dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal). Em seguida, sessões com representantes do setor privado também estão na agenda.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais