Receita Federal alerta microempreendedor sobre erro na declaração anual

Foto: Patrícia Cruz/Sebrae-SP

O Microempreendedor Individual (MEI) deve ter cuidado e atenção no preenchimento da declaração anual de faturamento (DASN-SIMEI) à Receita Federal. É preciso informar na declaração os ganhos de 2023, como vendas e prestações de serviços, até o dia 31 de maio. Além disso, o faturamento anual deve ser, no máximo, de R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura da empresa.

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Contudo, as receitas com comércio ou serviço devem ser registradas de forma separada, e não juntas. Outro erro comum é não informar a contratação do funcionário.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) afirma que a declaração errada pode restringir ou cancelar o CNPJ, no bloqueio da emissão de notas fiscais e da conta bancária do microempreendedor. O documento deve ser entregue à Receita Federal com CNPJ do MEI em vigor, mesmo que não tenha tido faturamento em 2023. Caso o profissional autônomo tenha encerrado as atividades como MEI, também deve enviar a declaração.

Leia mais! SERVIDORES DO BANCO CENTRAL INICIAM PARALISAÇÃO DE 48 HORAS

De acordo com governo federal, se caso o MEI não apresentar a declaração dentro do prazo ele ainda pode entregá-la. Contudo, deverá pagar uma multa de 2% a cada mês de atraso, com o limite de 20% sobre o valor total dos tributos declarados ou ao mínimo de R$ 50.

 

Postagens relacionadas

Congresso concorda em suspender ação da desoneração da folha

Chuvas no RS: Saque-Calamidade disponível para trabalhadores de 59 cidades

Lula sanciona novo Dpvat com vetos. Veja os detalhes

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais