Início » Ranking da CNI coloca Brasil como o segundo pior em competitividade

Ranking da CNI coloca Brasil como o segundo pior em competitividade

A+A-
Reset

No último dia 29, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o relatório “Competitividade Brasil 2019-2020”, que compara o Brasil a economias de características similares. Ao todo, são 18 países e 61 variáveis avaliadas. O ranking classificou o Brasil como penúltimo, ficando à frente apenas da Argentina. Coreia do Sul, Canadá e Austrália aparecem, respectivamente, na primeira, segunda e terceira posição. O ranking, realizado desde 2010, está na sétima edição e em todas as publicações o Brasil esteve na penúltima posição.

Entre os fatores avaliados, a CNI leva em conta o trabalho (disponibilidade e custo da mão de obra), o financiamento (disponibilidade de capital e desempenho do sistema financeiro) e a tributação (peso e qualidade). Apesar da baixa posição no ranking geral, o mapeamento mostra o Brasil com boa colocação em tecnologia e inovação (8ª lugar), trabalho (9ª posição) e estrutura produtiva (12º lugar). Entretanto, o país teve um destaque negativo em financiamento e em tributação.

Ainda segundo a CNI, o Brasil apresenta a mais alta taxa de juros real de curto prazo (8,8%) e o maior spread da taxa de juros (32,2%). Esses dois fatores ajudam a explicar o elevado custo de financiamento. O levantamento também aponta a carga tributária brasileira como uma das mais elevadas em relação ao lucro obtido pelas empresas.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais