Racionamento de energia voluntário gera bônus de R$ 2,4 bi para consumidores

O desconto para consumidores residenciais que economizaram energia de forma voluntária em 2021 vai somar, no total, R$2,4 bilhões. De acordo com nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia, o “bônus” deve ser pago ainda em janeiro.

O Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica foi uma das medidas adotadas pelo governo em meio à crise hídrica para evitar problemas no fornecimento de energia. O programa foi lançado em agosto, com o objetivo de incentivar consumidores a economizarem energia.

Terá o direito ao desconto aqueles que reduziram, pelo menos, 10% do consumo de energia de setembro a dezembro de 2021, na comparação com a soma da mesma época de 2020.

A economia em energia elétrica gerou uma economia de 5,6 a milhões de megawatt-hora (MWh) no período, o que representa cerca de 4,5% a menos na tarifa do consumidor residencial, segundo dados do governo.  O que representa o consumo anual do estado da Paraíba ou do Rio Grande do Norte.

“O valor também corresponde 3,81% da capacidade máxima de armazenamento no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, considerado a “caixa d’água” do Brasil. Comparativamente, a energia equivale à geração das usinas termelétricas de Angra I e II durante cerca de quatro meses do ano”, informou o MME.


Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais