Início » Projeto garante que governo assuma dívidas com microempresa

Projeto garante que governo assuma dívidas com microempresa

O objetivo é prevenir possíveis calotes do governo à microempresa credora

A+A-
Reset

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/19 propõe uma medida que obriga os órgãos públicos em dívida com microempresa a emitir uma cédula de crédito microempresarial. O objetivo é garantir o pagamento pelos serviços prestados. Essa emissão será exigida caso o pagamento não seja realizado dentro do prazo de 30 dias após o reconhecimento da dívida (liquidação). O PLP já obteve aprovação no Senado e agora está sob análise na Câmara dos Deputados.

O objetivo principal é assegurar que a administração pública assuma o reconhecimento de suas dívidas com a microempresa

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Atualmente, o Estatuto da Micro e Pequena Empresa permite que a cédula seja emitida pela própria empresa credora. No entanto, a proposta do PLP 137/19 transfere essa responsabilidade para o devedor, tornando-a uma obrigação sua. Dessa forma, a cédula será emitida diretamente pelo órgão devedor, seja ele federal, estadual, distrital ou municipal, e terá validade de 12 meses. Após 15 dias da emissão, caso o pagamento não seja efetuado, as empresas poderão negociar o título com bancos.

O senador Flávio Arns (PSB-PR), autor da proposta, destaca que o objetivo principal é assegurar que a administração pública assuma o reconhecimento de suas dívidas. Nesse sentido, prevenindo assim possíveis calotes nas empresas credoras. Os próximos passos para o PLP 137/19 incluem sua análise nas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser encaminhado para votação no Plenário.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais