Início » Produção industrial recua 1,6% em janeiro, afirma IBGE

Produção industrial recua 1,6% em janeiro, afirma IBGE

Indústrias extrativas e produtos alimentícios puxam desempenho negativo na produção industrial

A+A-
Reset

A produção industrial começou o ano com queda de 1,6%, de acordo com a publicação do IBGE nesta quarta-feira (6). A redução ocorreu após dois meses de alta, com acumulado de expansão de 2,9% no segundo semestre de 2023. Este é o maior recuo da indústria desde abril de 2021, quando a indústria registrou um declínio de 1,9% em suas atividades. 

Maquinário extrativista

Indústrias extrativistas e produtos alimentícios influenciam recuo da indústria em janeiro de 2024. Foto: Agência Vale

Leia mais! Financiamento da indústria verde em exportações avança no Senado

Com o resultado de janeiro deste ano, a produção industrial está 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia e 17,5% abaixo do nível recorde em maio de 2011. No acumulado de 12 meses, a indústria apresenta crescimento de 0,4%. 

As maiores retrações entre dezembro e janeiro foram nas indústrias extrativas, de 6,3%, e nos produtos alimentícios, de 5%. No primeiro segmento, a menor extração de petróleo e minério de ferro interrompeu o crescimento da produção dos últimos dois meses. Na área alimentícia, a redução na produção de açúcar foi o fator principal da queda. 

Entre todos os 25 ramos pesquisados, apenas seis apresentaram recuo. Além dos citados, tiveram participação no resultado final a queda na confecção de artigos do vestuário e acessórios, de 6,4%, e de produtos têxteis, de 4,2%.

Leia mais! Carga tributária elevada têm sido desafio para pequenas indústrias

Por outro lado, tiveram impacto o crescimento na produção de produtos químicos (7,9%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (13,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,0%) e máquinas e equipamentos (6,4%).

Confira aqui as pesquisas sobre produção industrial do IBGE.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais