A produção de petróleo no Brasil em agosto superou a marca de 3 milhões de barris por dia pela primeira vez desde janeiro, conforme foi divulgado ontem (quinta) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Foram 3,087 milhões de barris por dia, alta de 4,1% sobre julho e avanço de 3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o segundo avanço consecutivo ante o mês anterior.
A produção de gás natural em agosto foi de 139.963 milhões de metros cúbicos diários (m3/d), ante a produção de 135.630 em julho e 136.596 no mesmo mês de 2021. Somada a produção de petróleo com a de gás natural, o país extraiu 3,967 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
O pré-sal mantém a liderança como maior área produtora, situada na costa do Rio de Janeiro. Em agosto foram 2,966 milhões de boe/d, correspondendo a 74,8% do total nacional, segundo a agência reguladora.
O estado do Rio produziu 3,214 MMboe/d, representando 84,7% da produção nacional de petróleo e 81% da produção total brasileira. A produção ocorreu em 45 campos com 383 poços em atividade.
O campo de Tupi produziu 1,046 milhão de boe/d, o equivalente a 26,4% do total nacional, enquanto Búzios produziu 719,63 mil boe/d, que correspondem a 18,1% do total nacional. Os dois campos são operados pela Petrobras.
Na semana passada a ANP realizou um seminário técnico sobre Oferta Permanente de áreas para exploração de petróleo quando foram fornecidas informações sobe onze blocos, situados nas bacias de Campos e Santos.
A chamada Oferta Permanente é atualmente a principal modalidade de licitação de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural no país. Nesse formato, há a oferta contínua de blocos exploratórios e áreas que se localizam em quaisquer bacias terrestres ou marítimas.
Treze empresas se inscreveram e a sessão pública de apresentação das ofertas está prevista para ocorrer em no dia 17 de dezembro.
Aumento das reservas
A Agência de Informação de Energia dos Estados Unidos (EIA) informou ontem que as reservas comerciais de petróleo do país chegaram a 9,9 mb (milhões de barris) na semana passada. O volume foi superior ao total que era esperado. Analistas previam aumento de um milhão de barris.