Início » Prévia da inflação oficial fica abaixo do percentual de setembro

Prévia da inflação oficial fica abaixo do percentual de setembro

A+A-
Reset
Economia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (26), a prévia da inflação oficial no mês de outubro. De acordo com a mostra, a taxa ficou em 0,21%, abaixo do percentual de setembro, que foi 0,35%. O resultado foi influenciado, principalmente, pela alta nos preços das passagens aéreas, que subiram 23,75% e representam 0,16% do índice. A inflação oficial foi de 0,26%.  

No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) soma 3,96%. Já o acumulado de 12 meses foi de 5,05%. Com isso, ficou acima do dado de setembro (5%). 

O transporte teve o maior impacto positivo na taxa, subiu 0,78% e respondeu por 0,16% do IPCA-15. Já os preços dos combustíveis ajudaram a inflação não ser maior, com queda de 0,44%, motivado pelas baixas da gasolina (-0,56%), etanol (-0,27%) e gás veicular (-0,27%). Apenas o diesel teve alta, 1,55%. 

prévia da inflação

Bomba de gasolina – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ao todo, sete dos nove grupos pesquisados registraram alta em outubro. Os outros itens que também tiveram resultado positivo foram habitação, artigos de residência, vestuário, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, e educação. 

Leia mais! Após anúncio de Carlos Vieira na Caixa, pauta econômica avança na Câmara

Metodologia da prévia da inflação

Para medir a previsão da inflação, o IBGE coletou as informações de preços no período de 15 de setembro a 13 de outubro. O indicador refere-se às famílias com rendimento de um a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

economia brasileiraIBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)Inflaçãopreço da gasolina

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais