Prazo para envio de emendas à LDO se encerra nesta sexta

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Encerra-se, às 16 horas, desta sexta-feira (17), o prazo para que parlamentares enviem emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O projeto está sendo analisado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e pode ser votado na próxima sessão.

Em vista do recesso dos congressistas, ainda não se sabe quando o texto da LDO será votado em Plenário.

Déficit zero na LDO

A primeira versão do texto mantém a Meta Fiscal de Déficit Zero para 2024. Há ainda a possibilidade de alteração conforme a aprovação e apresentação de emendas.

Na quinta-feira (16), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou que não vai existir qualquer iniciativa do governo para alterar a meta. 

Planalto não vai recomendar mudança na meta fiscal zero. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

“Não vai partir do governo nenhuma iniciativa de mudança”, declarou Padilha. “Vamos manter o cumprimento do que está no marco fiscal. Vamos usar aquilo que o Congresso nos autorizou usar, inclusive das medidas anticíclicas”, completou. 

Leia mais! Bancada agro apresenta emendas ao orçamento de 2024. Saiba quais

De acordo com o ministro, o foco do governo será em aprovar as medidas com potencial de aumentar a arrecadação. Entre as prioridades do governo, estão a tributação de fundos exclusivos e o crédito fiscal decorrente da subvenção para a implantação ou a expansão de empreendimentos econômicos.

Orçamento 2024

O ciclo orçamentário é um processo dinâmico e contínuo, com várias etapas articuladas entre si. O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são as três leis que regem o ciclo orçamentário.

Leia mais! Subvenção de ICMS é a prioridade – Análise

Esse ciclo tem início com a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e se encerra com o julgamento da última prestação de contas do Poder Executivo pelo Poder Legislativo.

Postagens relacionadas

Governo Federal aposta em energia solar para reduzir custos com luz em prédios públicos

Chuvas no RS: entenda a função da nova pasta liderada por Paulo Pimenta

Desenrola Brasil: renegociação de débitos com até 96% de desconto encerra dia 20 de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais